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Calculadora
de CAC e LTV

Descubra o custo de aquisição dos seus clientes e compare com o seu LTV!

Olá, eu sou a Mavi!

Eu estou aqui para ajudar você a calcular o custo de aquisição e o retorno financeiro dos seus clientes para a sua empresa de forma simples!

Pensando nisso, lançamos a Calculadora de Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e Lifetime Value (LTV). Ela vai ajudar sua empresa a ter na ponta do lápis dados tão importantes para medir os investimentos feitos para conquistar um cliente e qual o retorno que ele pode gerar para a sua empresa. Ah, e claro, vai diminuir muito o tempo que você levaria para fazer isso no papel!

E, se tempo é dinheiro, com a Calculadora da Vindi você vai conseguir vender mais e sempre!

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É para a minha empresa? Claro!

A calculadora de CAC e LTV é ideal para todos os tipos de empresas!

Essas são métricas muito importantes que, às vezes, acabam sendo deixadas de lado por algumas empresas. Mas, com a Calculadora de CAC e LTV da Vindi, ter esses dados em mãos ficou muito mais fácil.

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Por que calcular o CAC e o LTV?

O CAC ajuda a quantificar os investimentos que sua empresa faz na aquisição de novos clientes.

Já o LTV, Customer Lifetime Value, é uma métrica que, traduzindo do inglês, significa o valor gerado por um cliente ao longo de todo o seu ciclo de vida na sua empresa. Ela é essencial para que a sua empresa possa calcular o faturamento que um cliente traz para o seu negócio durante o tempo de contrato.


A combinação das duas avalia se o retorno financeiro de uma ação de marketing foi positivo ou negativo. Além disso, é super importante para a tomada de decisões estratégicas da sua equipe Financeira e de Marketing!

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Antes de começarmos o cálculo, é importante ressaltar que

não existe um valor certo que você deve atingir.


Os valores ideais de CAC e LTV variam de acordo com cada modelo de negócio e indústria.

Um CAC de R$500 é aceitável para uma venda de um software com um LTV de milhares de reais. Mas, o mesmo CAC, é inviável para uma empresa que vende assinaturas de revistas com o valor total (LTV) de contrato de R$100, por exemplo.

Confira o passo a passo para fazer esse cálculo e descubra quais outras métricas importantes para a sua empresa:

Quais são meus investimentos em Marketing e Vendas?

Qual o período que eu devo medir?

Qual o número de clientes conquistados?

Calculando seu LTV

Analisando seus resultados

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Separe todos os investimentos de Marketing e Vendas que precisam entrar nesta conta, como:

Salários e comissões;

Ferramentas usadas para a gestão de cada área;

Investimentos em mídias pagas e qualquer outro canal;

Viagens para visitar potenciais clientes, se esse for o caso;

Participações em eventos ou lançamentos de eventos próprios;
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Quanto menor o período analisado, mais fácil identificar oportunidades de melhoria. Por isso, opte por fazer essa análise de forma mensal. Entretanto, nada impede que o seu cálculo seja semestral ou anual.

Atenção: é importante que só entre nesse cálculo os clientes conquistados durante o período escolhido para o cálculo.

Coloque o NÚMERO DE MESES que quer considerar para o cálculo.

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Agora é só fazer o cálculo de quantos clientes entraram durante o período de tempo que você selecionou! Ah, é importante lembrar de excluir dessa conta todos os clientes que vieram através de ações de parcerias ou marketing "boca a boca".

Marque o número
de clientes que quer
considerar para o cálculo

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Quanto é seu Lifetime Value (LTV) por cliente?

O LTV é o valor total pago, em média, por um cliente ao longo da duração do contrato ou assinatura. Use os campos abaixo para calcular:

Duração do contrato (em meses)

X

Valor mensal do serviço

Obs.: se o prazo de contrato for indeterminado, considere o tempo médio que os clientes mantêm o serviço ativo.




Exemplo: o contrato de uma revista por assinatura tem 12 meses de duração, com o valor mensal de R$30. O resultado do LTV é R$360.

Preparado para ver os resultados das métricas CAC e LTV?

Preencha o formulário abaixo e veja insights incríveis no final da análise!

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Veja o diagnóstico final da sua empresa!

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Seus indicadores

Total de investimentos da área de MKT e Vendas


Período escolhido


Número de clientes conquistados no período


SEU CAC


SEU LTV

E aí? O valor do seu CAC e LTV era o que você imaginava?

Bem, independentemente do resultado, temos algumas dicas para você! Dá uma olhadinha na sua caixa de entrada que enviamos um e-mail que vai ajudar a otimizar o seu CAC, LTV e outras métricas importantes para a saúde financeira da sua empresa!